sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Resenha: O Ouro de Mefisto - Eric Frattini

Resenhista: Junior Ribeiro
Tema: Romance Histórico



Com a 2ª Guerra Mundial chegando ao fim e a inevitável queda da Alemnha nazista, os líderes mais próximos de Hitler decidem articular um plano para livrar seu principais comparsas de caírem nas mãos das nações aliadas.

Temendo a morte sumária ao serem capturados, ou até mesmo após o julgamento de seus crimes de guerra; bem como considerando inaceitável a prisão como destino final da empreitada nazista, esses homens começam a colocar em andamento a operação Odessa. Tal operação se faz valer de uma rede intrincada de corrupção envolvendo o governo suiço e até o Vaticano, visando tirar da Alemanha centenas de integrantes da SS e da GESTAPO, realocando-os em outros países mais seguros, com outros nomes e uma nova vida.

Para conduzir esta operação os nazistas elegem um influente francês e seus filho de sobrenome Lienart; que num misto de suspense, terror, e romance; revelam as atrocidades e a corrupção instalada pelo regime de Hitler. Tudo pago com o ouro retirado dos judeus.

Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que a leitura é eletrizante e dinâmica. Isso pela aventura e o suspense ancorados em fatos da história comprovada e também pelas lendas sobre Hitler.

Apesar do livro ser escrito através da perspectiva do agressor nos cria, sempre, o desejo de saber o desfecho que terá a vida das personagens. Revelando os valores distorcidos que são comumente aceitos em tempos de guerra, assim como os objetivos egoístas, de ambos os lados, que impedem a evolução das civilizações e só alimentam a ganância e a soberba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário